A Reutilização e o Mundo

Panorama da Reutilização Industrial

 

Apesar de ser uma actividade pouco desenvolvida no nosso país, existem empresas/companhias por todo mundo que se ocupam da distribuição de materiais doados pelas pessoas (materiais esses já utilizados, mas em perfeitas condições) de uma entidade para outra. As entidades que se beneficiam de ambos os lados deste serviço (quer, doadores/vendedores, quer destinatários/compradores) podem ser empresas, organizações sem fins lucrativos, escolas, grupos comunitários e ainda indivíduos singulares. Certas entidades mantêm um espaço físico (centros de reutilização) e outras agem como um serviço de correspondência (serviços de trocas virtuais). Os centros de reutilização são geralmente sediados em armazéns e camiões. Esses centros tomam posse dos materiais doados e disponibilizam-nos para redistribuição ou venda. Os serviços de trocas virtuais não têm um espaço físico mas sites on-line de câmbio que permitem aos utilizadores adquirir materiais gratuitamente ou a baixo custo através da internet.

 

Em muitos países da Europa já foi adoptado o processo de reenchimento de garrafas de vidro. Por exemplo, na Dinamarca, 98% das garrafas que circulam no mercado já foram reenchidas e 98% dessas mesmas garrafas são constantemente colocadas pelos consumidores nos vasilhames. Este sistema é controlado por uma série de regras de depósito das garrafas e outras regulações. Em alguns países subdesenvolvidos, como a Índia e o Paquistão, o preço de novas garrafas, muitas vezes obriga os fabricantes a recolher e a reencher garrafas antigas para conseguirem vender determinadas bebidas. Estudos revelam que uma garrafa de leite, por exemplo, pode ser reutilizada uma média de 12 vezes, mantendo as suas propriedades e qualidade intactas.

 

Muitos itens como roupas e brinquedos são doados por pessoas que já não os querem. O processo de doação pode ocorrer informalmente entre famílias, amigos, vizinhos, através de organizações ambientais ou de caridade e anti-pobreza como por exemplo a Cruz Vermelha, a AMI, a OMS e outras que os doam àqueles que necessitam. Dados estatísticos revelaram que, por exemplo, na América, um cidadão comum, deita fora 31 Kg de roupa e trapos por ano. Com uma população de aproximadamente 296 milhões de pessoas, este facto traduz-se em 9176 Kg de material de vestuário que são despejados em aterros anualmente. Reutilizar não só diminui a quantidade de matéria nos aterros mas também pode ajudar muita gente.

 

Alguns Centros de Reutilização que actuam a nível mundial:

·        Goodwill Industries (http://www.goodwill.org) – aparecimento: EUA e Canadá.

·        Salvation Army (http://www.salvationarmy.org) – aparecimento: Reino Unido.

·        Second Harvest Food Bank (http://www.secondharvest.org)– aparecimento: EUA.

·        Habitat for Humanity ReStores (http://www.habitat.org) – aparecimento: EUA.

·        Alchemy Goods (http://alchemygoods.com) – aparecimento: EUA.

·        STAY VOCAL (http://www.stayvocal.com/) – aparecimento: EUA.

·        Reverse Garbage (http://www.reversegarbage.org.au) – aparecimento: Austrália.

 

 

Alguns Serviços de Trocas virtuais a nível mundial:

·        CalMax (http://www.calrecycle.ca.gov) - aparecimento: EUA.

·        NYWasteMatch (http://www.wastematch.org) – aparecimento: EUA.

 

 

Alguns Centros de Reutilização em Portugal:

·     Ecoteam - Sociedade de Tecnologia Ambientais de Reutilização Reciclagem e Renovação, Lda - Porto.

·    2ndmarket - Recolha,triagem,reciclagem e Reutilização de Produtos Eléctricos e Electrónicos Usados Lda - Aveiro.

·     Sorest - Sociedade de Recolha e Reutilização de Resíduos Eléctricos e Electrónicos - Évora.

·     Redeal - Reutilização das energias alternativas Lda - Porto.

·     Rpa - Reutilização de peças automóveis, Lda. - Ilha da Madeira.

·     Recinclifor - Porto.

 

 

f

 

 

Logótipo da Reutilização, utilizado pela STAY VOCAL